Todos os tipos de Sal possuem carcteristicas únicas, então não podemos dizer qual é o melhor. Mas, podemos observar o que cada um oferece e escolher aquele que atende melhor o que eu procuro. Se é preço, sabor, nutrientes, etc…
Sal rosa do himalaia
Extraído de áreas próximas das cordilheiras do Himalaia, o sal rosa possui essa coloração por ter uma variedade grande de compostos minerais. Por isso, ele é, de uma forma geral, considerado mais nutritivo que o sal branco comum, além de ser muito usado em terapias e tratamentos da medicina alternativa.
Sal Marinho
O sal marinho é mais escuro e seu sabor é menos salgado que o do refinado. O sal marinho é o sal grosso, aquele usado em churrascos, só que moído. Na maior parte do mundo, o sal marinho é mais caro que o sal de mesa. Entretanto, no Brasil, em função da escala de produção, é o tipo mais comum e barato.
Sal Refinado
Este é o famoso “sal de cozinha”. Ele passa por processos físicos e químicos de tratamento térmico, refinamento e branqueamento. Em decorrência desses procedimentos, o ingrediente perde boa parte de seus microelementos minerais e oligoelementos. Por determinação legal, desde 1953, é adicionado iodo, substância que pode prevenir doenças, como bócio, cretinismo e outras anomalias.